Pedagogia

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terça-feira, 19 de maio de 2015

Trabalho apresentado por  Josicleide da Silva Matos

Questão:  Pacto Nacional pela alfabetização na Idade certa Ministério da educação Básica Diretoria de Apoio à Gestão Educacional Brasília 2012 Planejando a Alfabetização; Integrando Diferentes Áreas do conhecimento Projetos Didáticos e Sequências Didáticas. Explicar de que maneira se deve trabalhar em sala de aula com esse caderno.


PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PLANEJANDO A ALFABETIZAÇÃO; INTEGRANDO DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO PROJETOS DIDÁTICOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS


O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Ministério da educação Secretaria de Educação Básica diretoria de Apoio a Gestão Educacional Brasília 2012 Planejando a alfabetização; Integrando Diferentes Áreas do Conhecimento Projetos Didáticos e Seqüências Didáticas, Ano 01 unidade 06, vem contribuir e fornecer propostas detalhadas de seqüencias didáticas, projetos didáticos  para serem utilizadas em sala de aula, visando provocar reflexões produtivas sobre o ensino de diversas modalidades onde o foco principal é o trabalho pedagógico do professor.
Através das propostas do caderno podemos trabalhar com projetos didáticos e sequências didáticas.
Dentro do Projeto Sustentabilidade e meio ambiente podemos trabalhar com uma interdisciplinaridade de conteúdos mais dentro desse projeto vou escolher a temática do lixo onde vou realizar a sequência didática com a temática o lixo.

PROJETO: SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE
JUSTIFICATIVA:  

Cuidar do destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos. A escola é um lugar favorável à Educação Ambiental pelo fato de ser grande geradora de resíduos. Então, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos, pais, educadores e funcionários para que esta situação modifique, formando novos hábitos.
“O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem dos valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno. (PCN’s2.001) Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, devemos mudar nossos hábitos e atitudes de maneira espontânea. Dessa forma a Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Educar para conquistar um vínculo amoroso com a Terra, não para explorá-la, mas para amá-la.

·         Conviver num ambiente agradável onde um possa respeitar o outro e todos respeitem a natureza.

·         Compreender o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente.
Propostas de atividades:    
·         No primeiro momento elaborar questões com a turma, sobre lixo, animais, economia de luz e água, etc. para aplicar na vizinhança da escola e suas famílias e, posteriormente criar um gráfico ou tabela sobre o assunto em questão, para estudo em sala de aula;
·         Construção do Alfabeto Ecológico;
·         Produção de texto;
·         Montagem de um Painel;
·         Identificar as cores nas atividades propostas;
·         Classificar e selecionar os objetos;
·         Explorar o ambiente, em que eles vivem como o bairro ou a rua para identificarem os problemas ambientais para preservação do meio ambiente;
·         Identificar problemas associados ao desmatamento, utilização de práticas inadequadas do homem e discutir estratégias para soluções;
·          Teatro
·          Música
·         Coleta seletiva do lixo. (Os três R’s da Educação Ambiental: Redução, Reutilização e Reciclagem.)
·         Passeios Ecológicos
·         Construção minhocário e horta;

AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá ser contínua, através de observação e registro da participação e envolvimento de cada aluno.
Sequência Didática
Tema: Lixo e Reciclagem
Justificativa

A preservação do Meio Ambiente deve começar em casa, na escola e no trabalho. Esse projeto visa conscientizar os alunos dos danos causados pelo lixo ao Meio ambiente e a saúde do homem. Para que surja efeito com o que se espera de objetivos serão utilizados diferentes matérias para a exposição do tema, nos quais os alunos terão a participação direta nas atividades e que os ajudarão a melhor compreender o tema então abordado e levar isso para suas casas, vizinhos, parentes e amigos.
Conteúdos

·         Produção textual
·         Construção do Alfabeto Ecológico
·         Identificar as cores nas atividades propostas
·         Escrever, ler, comparar e ordenar números
·         Classificar e selecionar os objetos
·         Paisagem local dos bairros e o ambiente escolar
·         Meio Ambiente e Reciclagem (Relações e Preservação)
·         Ecologia e Meio Ambiente
·         Produção artística: desenho, colagem, pintura, modelagem, recorte, fotografia, ilustração, construção e reprodução de figuras
·         Teatro
·          Música

Disciplinas envolvidas:
Língua Portuguesa, Matemática, Natureza e sociedade, Ciências e artes.  

Procedimentos metodológicos:

·       No primeiro momento em língua português os alunos irão fazer uma produção textual, depois construção do alfabeto ecológico.
·  No segundo momento em matemática identificação das cores nas atividades propostas como nos Coletores de lixo, Escrever, ler, comparar e ordenar números, Classificar e selecionar os objetos.
·   No terceiro momento em natureza e sociedade os alunos vão fazer um passeio nas dependências do bairro para ver o ambiente da paisagem local dos bairros e dentro mesmo da própria escola.
·    No quarto momento ciências Meio Ambiente e Reciclagem (Relações e Preservação), os alunos serão dispostos em círculo. Explanação e questionamento com os alunos: O que é LIXO? Para tratar a questão do lixo os alunos assistirão ao vídeo: Ilha das flores.
Logo após discussão sobre o filme e passeio pelas dependências da escola observando os tipos de resíduos produzidos. Como atividade desse primeiro momento, em grupos, os alunos confeccionarão um cartaz representando por meio de desenhos o lixo orgânico e o lixo inorgânico.   o professor mostrará por meio de slides os diferentes destinos do lixo. Discussão com os alunos sobre as imagens apresentadas.
Como atividade os alunos deverão desenhar o que compreenderam sobre o destino do lixo.  Para contextualização do segundo momento, os alunos deverão observar e anotar as conseqüências do lixo no seu dia-a-dia. Como atividade e para trabalhar o significado das cores dos latões, os alunos construirão cestos com caixas de papelão pintando ou encapando nas cores indicadas para os diferentes materiais.
 Será trabalhado sobre reciclagem.
Serão apresentados aos alunos objetos já reciclados para que eles visualizem e manuseiem. Quais os materiais foram reaproveitados para a confecção desses objetos?
Confecção de objetos reciclados. Serão utilizados jogos educativos para que os alunos coloquem em prática o que foi trabalhado. E por fim os alunos irão construir um minhocário e uma horta;

·         Em Artes podemos trabalhar com a produção artística: desenho, colagem, pintura, modelagem, recorte, fotografia, ilustração, construção e reprodução de figuras, matérias recicláveis com Teatros, e musicas.
Público alvo: 1 Ano 
Duração do Projeto: Duas semanas 

Objetivo geral: Conscientizar os alunos de que o lixo é um problema social e que esse causa problemas ao Meio Ambiente e à saúde do homem.

Objetivos específicos:
●Despertar a consciência dos alunos para a necessidade do cuidado com o Meio ambiente;
●Conscientizar os alunos para a diminuição e o desperdício de materiais, bem como o consumo desnecessário de embalagens;
● Incentivar a reutilização de papéis, sacolas, garrafas, vidros etc, para confecção de outros materias.

Materiais:
●Vídeos;
●Papel metro, cartolinas, lápis de cor,giz de cera;
●Caixas de papelão, tintas, papéis coloridos ( azul, vermelho, amarelo e verde);
●Objetos reciclados;
●Garrafa pet, glitter, tesoura, elástico.
●Computador.

 Métodos:
O método utilizado será com a interação dos os alunos, pois ele estarão em contato com o objeto, participando ativamente das atividades propostas, facilitando assim, a compreensão e absorção do que está sendo proposto.

 Avaliaçao:
A avaliação será contínua, levando em consideração a participação dos alunos nas atividades propostas.

Referência bibliográfica:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio á gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: planejando a alfabetização; integrando diferentes ares do conhecimento: projetos didáticos e sequências didáticas: ano 01 unidade06/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de apoio á Gestão Educacional. —Brasília: MEC, SEB, 2012.48p
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente: saúde / Secretaria de Educação Fundamental. -3. Ed. – Brasília: MEC/SEF, 2001, 128p.
Disponível em http://www.todabiologia.com/ecologia/  Acessado em 24/04/2015.


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