Questão: Pacto Nacional pela alfabetização
na Idade certa Ministério da educação Básica Diretoria de Apoio à Gestão
Educacional Brasília 2012 Planejando a Alfabetização; Integrando Diferentes
Áreas do conhecimento Projetos Didáticos e Sequências Didáticas. Explicar de
que maneira se deve trabalhar em sala de aula com esse caderno.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO
NA IDADE CERTA PLANEJANDO A
ALFABETIZAÇÃO; INTEGRANDO DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO PROJETOS DIDÁTICOS E
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
O Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa Ministério da educação Secretaria de Educação
Básica diretoria de Apoio a Gestão Educacional Brasília 2012 Planejando a alfabetização;
Integrando Diferentes Áreas do Conhecimento Projetos Didáticos e Seqüências
Didáticas, Ano 01 unidade 06, vem contribuir e fornecer propostas detalhadas de
seqüencias didáticas, projetos didáticos para serem utilizadas em sala de aula, visando
provocar reflexões produtivas sobre o ensino de diversas modalidades onde o
foco principal é o trabalho pedagógico do professor.
Através das propostas do caderno
podemos trabalhar com projetos didáticos e sequências didáticas.
Dentro do Projeto Sustentabilidade
e meio ambiente podemos trabalhar com uma interdisciplinaridade de conteúdos
mais dentro desse projeto vou escolher a temática do lixo onde vou realizar a
sequência didática com a temática o lixo.
PROJETO: SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE
JUSTIFICATIVA:
Cuidar do
destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos. A escola é um lugar
favorável à Educação Ambiental pelo fato de ser grande geradora de resíduos.
Então, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos, pais,
educadores e funcionários para que esta situação modifique, formando novos
hábitos.
“O
convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem dos valores e
atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno,
relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno.
(PCN’s2.001) Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo
e contínuo, devemos mudar nossos hábitos e atitudes de maneira espontânea.
Dessa forma a Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o
lixo, a reciclagem e a poluição.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Educar para conquistar um vínculo amoroso com a
Terra, não para explorá-la, mas para amá-la.
·
Conviver num ambiente agradável onde um possa respeitar
o outro e todos respeitem a natureza.
·
Compreender o sentido de ser um cidadão consciente
e participativo nas ações de preservação do meio ambiente.
Propostas
de atividades:
·
No primeiro momento elaborar questões com a turma,
sobre lixo, animais, economia de luz e água, etc. para aplicar na vizinhança da
escola e suas famílias e, posteriormente criar um gráfico ou tabela sobre o
assunto em questão, para estudo em sala de aula;
·
Construção do Alfabeto Ecológico;
·
Produção de texto;
·
Montagem de um Painel;
·
Identificar as cores nas atividades propostas;
·
Classificar e selecionar os objetos;
·
Explorar o ambiente, em que eles vivem como o
bairro ou a rua para identificarem os problemas ambientais para preservação do
meio ambiente;
·
Identificar problemas associados ao
desmatamento, utilização de práticas inadequadas do homem e discutir
estratégias para soluções;
·
Teatro
·
Música
·
Coleta seletiva do lixo. (Os três R’s da Educação
Ambiental: Redução, Reutilização e Reciclagem.)
·
Passeios Ecológicos
·
Construção minhocário e horta;
AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá ser contínua, através de observação e registro da participação e envolvimento de cada aluno.
A avaliação deverá ser contínua, através de observação e registro da participação e envolvimento de cada aluno.
Sequência
Didática
Tema: Lixo
e Reciclagem
Justificativa
A preservação do Meio Ambiente deve começar em
casa, na escola e no trabalho. Esse projeto visa conscientizar os alunos dos
danos causados pelo lixo ao Meio ambiente e a saúde do homem. Para que surja
efeito com o que se espera de objetivos serão utilizados diferentes matérias
para a exposição do tema, nos quais os alunos terão a participação direta nas
atividades e que os ajudarão a melhor compreender o tema então abordado e levar
isso para suas casas, vizinhos, parentes e amigos.
Conteúdos
·
Produção textual
·
Construção do Alfabeto Ecológico
·
Identificar as cores nas atividades propostas
·
Escrever,
ler, comparar e ordenar números
·
Classificar e selecionar os objetos
·
Paisagem local dos bairros e o ambiente escolar
·
Meio Ambiente e Reciclagem (Relações e Preservação)
·
Ecologia e Meio Ambiente
·
Produção artística: desenho, colagem,
pintura, modelagem, recorte, fotografia, ilustração, construção e reprodução de
figuras
·
Teatro
·
Música
Disciplinas envolvidas:
Língua
Portuguesa, Matemática, Natureza e sociedade, Ciências e artes.
Procedimentos metodológicos:
· No
primeiro momento em língua português os alunos irão fazer uma
produção textual, depois construção do alfabeto ecológico.
· No
segundo momento em matemática identificação das cores nas
atividades propostas como nos Coletores de lixo, Escrever, ler, comparar e ordenar números,
Classificar e selecionar os objetos.
· No
terceiro momento em natureza e sociedade os alunos vão fazer um passeio
nas dependências do bairro para ver o ambiente da paisagem local dos bairros e dentro mesmo da
própria escola.
· No quarto
momento ciências Meio
Ambiente e Reciclagem (Relações e Preservação), os
alunos serão dispostos em círculo. Explanação e questionamento com os alunos: O
que é LIXO? Para tratar a questão do lixo os alunos assistirão ao vídeo:
Ilha das flores.
Logo após discussão sobre o filme
e passeio pelas dependências da escola observando os tipos de resíduos
produzidos. Como atividade desse primeiro momento, em grupos, os alunos confeccionarão
um cartaz representando por meio de desenhos o lixo orgânico e o lixo
inorgânico. o professor mostrará
por meio de slides os diferentes destinos do lixo. Discussão com os alunos
sobre as imagens apresentadas.
Como atividade os alunos deverão
desenhar o que compreenderam sobre o destino do lixo. Para contextualização do segundo momento, os
alunos deverão observar e anotar as conseqüências do lixo no seu dia-a-dia. Como
atividade e para trabalhar o significado das cores dos latões, os alunos
construirão cestos com caixas de papelão pintando ou encapando nas cores
indicadas para os diferentes materiais.
Será trabalhado sobre reciclagem.
Serão apresentados aos alunos
objetos já reciclados para que eles visualizem e manuseiem. Quais os materiais
foram reaproveitados para a confecção desses objetos?
Confecção de objetos reciclados. Serão
utilizados jogos educativos para que os alunos coloquem em prática o que foi
trabalhado. E por fim os alunos irão construir um minhocário e uma horta;
·
Em
Artes podemos trabalhar com a produção artística:
desenho, colagem, pintura, modelagem, recorte, fotografia, ilustração,
construção e reprodução de figuras, matérias recicláveis com
Teatros, e musicas.
Público alvo: 1
Ano
Duração do Projeto: Duas
semanas
Objetivo geral:
Conscientizar os alunos de que o lixo é um problema social e que esse causa
problemas ao Meio Ambiente e à saúde do homem.
Objetivos específicos:
●Despertar a consciência dos
alunos para a necessidade do cuidado com o Meio ambiente;
●Conscientizar os alunos para a
diminuição e o desperdício de materiais, bem como o consumo desnecessário de
embalagens;
● Incentivar a reutilização de
papéis, sacolas, garrafas, vidros etc, para confecção de outros materias.
Materiais:
●Vídeos;
●Papel metro, cartolinas, lápis
de cor,giz de cera;
●Caixas de papelão, tintas,
papéis coloridos ( azul, vermelho, amarelo e verde);
●Objetos reciclados;
●Garrafa pet, glitter, tesoura,
elástico.
●Computador.
Métodos:
O método utilizado será com a
interação dos os alunos, pois ele estarão em contato com o objeto, participando
ativamente das atividades propostas, facilitando assim, a compreensão e
absorção do que está sendo proposto.
Avaliaçao:
A avaliação será contínua,
levando em consideração a participação dos alunos nas atividades propostas.
Referência bibliográfica:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio á gestão Educacional.
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: planejando a alfabetização;
integrando diferentes ares do conhecimento: projetos didáticos e sequências
didáticas: ano 01 unidade06/Ministério da Educação, Secretaria de Educação
Básica, Diretoria de apoio á Gestão Educacional. —Brasília: MEC, SEB, 2012.48p
Brasil.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio
ambiente: saúde / Secretaria de Educação Fundamental. -3. Ed. – Brasília:
MEC/SEF, 2001, 128p.
Disponível em http://www.todabiologia.com/ecologia/
Acessado em 24/04/2015.
Disponivel
em: http://planosdeensino.no.comunidades.net/index.php?pagina=1842520534 Acessado
em 27/04/2015.
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