Pedagogia

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quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Apresentado por Maria Rosângela Pereira de Assis


COMO UTILIZAR METODOLOGIA ESPECÍFICA PARA TRABALHAR COM A ORTOGRAFIA E A ANÁLISE DO DISCURSO

O que é ortografia

A palavra ortografia deriva das palavras gregas ortho que significa correto e graphos que significa escrita, portanto, ortografia é a parte da gramática normativa que ensina a escrever corretamente as palavras da língua culta, através do conjunto de símbolos (letras e sinais diacríticos – Sinal gráfico que coloca sob/sobre/através de uma letra (consoante ou vogal) para mudar o seu som.), a forma como devem ser usados, a pontuação, o uso de maiúsculas, etc.
A ortografia se caracteriza por estabelecer padrões para a forma escrita das palavras. Essa escrita está relacionada tanto a critérios etimológicos (ligados à origem das palavras) quanto fonológicos (ligados aos fonemas representados). A melhor maneira de treinar a ortografia é ler, escrever e consultar o dicionário sempre que houver dúvida.
Importante também é ressaltar que a ortografia é concebida como fruto de acordos ortográficos envolvendo países em que a língua portuguesa representa o idioma oficial. Assim, o primeiro desses acordos foi aprovado em 1931, contudo considerado sem êxito, haja vista que o objetivo era promover a unificação dos dois sistemas ortográficos. Subsequentes a este houve o de 1943, 1945, 1971 no Brasil e 1973 em Portugal, e o de 1975, embora não tenha sido oficialmente aprovado por razões de ordem política. Em meio a tantas incoerências, aconteceu em 1986, no Rio de Janeiro, um encontro de todos os representantes dos países lusófonos, ficando estabelecido o Novo Acordo Ortográfico de 1986, também inviabilizado.
O último deles, em vigor desde o dia 1º de janeiro de 2009, legitimou outra reforma ortográfica, estabelecendo mudanças em diferentes aspectos, uma delas foi à junção das letras “K”, “W” e “Y” ao alfabeto português oficial.
Em uma sala de aula é necessário que o professor tenha trabalhado o conhecimento prévio com seus alunos e que os mesmos internalizem as regras ortográficas  e os princípios de escrita convencional, assim como, o professor deve apresentar propostas para que o aluno possa compreender a ortografia. Portanto, espera-se que os alunos sejam capazes de:
1.      Utilizar a linguagem nas diferentes situações de comunicação;
2.      Identificar as necessidades colocadas pelas situações de ensino e aprendizagem;
3.      Reconhecer a existência de arbitrariedades em relação à convenção das normas ortográficas;
4.      Refletir sobre as principais mudanças em relação à reforma ortográfica;
5.      Ter claras as razões que justificaram a nova reforma da Ortografia em Língua Portuguesa (razões políticas, culturais).

Ao nos depararmos com os erros ortográficos dos alunos, sempre procuramos uma fórmula mágica para que eles tenham uma aprendizagem rápida e eficiente. Porém, sabemos que essa mágica não existe e que o melhor processo para o aluno adquirir habilidade ortográfica é através do conjunto de regras (existentes para algumas palavras) que internalizamos em nosso sistema de representação gráfica e o mecanismo de memorização, através de exercícios e exposição das palavras.

Veja a história abaixo:

"Conta-se que um menino pobre, criado num contexto pobre, foi para a escola e com freqüência dizia 'cabeu' no correr de suas conversas. A professora preocupada o corrigia dizendo: 'não é cabeu, é coube! ' O menino repetia 'coube', mas logo em seguida se distraía e vinha novamente com 'cabeu'. Após certo número de tentativas infrutíferas para corrigir o aluno, a professora o chamou, entregou uma folha de papel e disse: 'Agora vamos ver se você aprende de uma vez por todas. Enquanto os outros vão para o recreio, você fica em sala e escreve cem vezes coube nesta folha'. O aluno muito contrariado começou a escrever. Após certo tempo, havia preenchido a página toda com coube, coube, coube... Entregou para a professora e essa, desconfiada, contou quantas vezes o aluno havia escrito. Foram apenas 98. Reclamou, então: 'Eu não mandei você escrever 100 vezes? Você está querendo me enganar? Aqui só tem 98.' O aluno, na maior simplicidade se justificou; 'É que não cabeu na folha, professora'." (MORETTO, 2001, p. 69)

Veja que, apenas o processo de visualização e memorização das palavras não é suficiente para que os alunos consigam adquirir uma boa ortografia, também é necessário ensinar as regras que regem e regulam a escrita em seu idioma.
Por isso é necessário que os alunos compreendam que o dicionário é uma fonte contínua de pesquisa ortográfica, pois mesmo depois de adultos letrados as dúvidas são passíveis de surgir. Devemos estimular o uso do dicionário como material de consulta. O aluno poderá tirar suas dúvidas ortográficas de uma forma mais autônoma.
O professor deve propor atividades como:

·        Conversar com os alunos sobre o caráter convencional do nosso sistema ortográfico, ou seja, da norma culta, e faça-os refletirem sobre as semelhanças e diferenças entre a fala e a escrita. 
É nesse diálogo sobre o estudo das relações entre o "como se fala" e o "como se escreve" que o aluno percebe as diferenças entre os dois códigos e compreende as convenções do registro escrito.
·        Pedir, antecipadamente, para que os alunos levem para a sala de aula, gibis do Maurício de Souza. Permita que façam grupos e se divirtam com a leitura. Enfatize a simpatia e modéstia do personagem Chico Bento. Conversar com os alunos sobre a “fala errada” do personagem, ressaltar com os alunos que nas falas do Chico há muitos registros da linguagem oral e regional (observar marcas da região rural).
·        Escolher uma HQ de Chico Bento e reproduza-a para os alunos. Se possível, passe-a em forma de slide (data show) ou ainda, em lâmina colorida para ser usada em retroprojetor.
Ler a história e pedir que ao detectarem os erros ortográficos falem para a turma.
·        Anotar no quadro as palavras erradas que aparecerem.
Ao terminar, voltar ao quadro e trabalhar a escrita correta dessas palavras.

http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira121.htm    (Acesso feito dia 28/09/2009)




·        Trabalhe a produção de texto com os alunos e aproveite esse momento para verificar a ortografia deles.
·        Peça que troquem os textos entre si. Cada colega lerá o texto do outro e marcará a palavra/sílaba que considera estar errada. Finda a leitura e as marcações, eles conversarão sobre as marcas e sugerirão as escritas corretas. Peça que registrem abaixo do texto ou no verso da folha as palavras corretas. Proponha a reescrita dos textos por seus autores.
·        Apresentar textos e solicitar que os alunos reescrevam (os textos) em uma linguagem formal, com a finalidade de identificar os erros ortográficos.

Como por exemplo, os textos abaixo:






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