Pedagogia

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quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Trabalho apresentado por  Maria Lucicleide Rocha Dantas


O Pacto Nacional pela Alfabetização

       O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Alfabetização
       Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1. O Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
2. O desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
3. Conhecimentos vindos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
4. A ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.
Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.
Para conhecer melhor o Pacto
As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação:
1. Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
3. Avaliações sistemáticas;
4. Gestão, mobilização e controle social.
Materiais Didáticos
    Um dos eixos estruturantes do Pacto, o eixo Materiais Didáticos e Pedagógicos é composto por conjuntos de materiais específicos para alfabetização, tais como:
  • Livros didáticos (entregues pelo PNLD) e respectivos manuais do professor;
  • Obras pedagógicas complementares aos livros didáticos e acervos de dicionários de Língua Portuguesa (também distribuídos pelo PNLD);
  • Jogos pedagógicos de apoio à alfabetização; obras de referência, de literatura e de pesquisa (entregues pelo PNBE);
  • Obras de apoio pedagógico aos professores;
  • Jogos e softwares de apoio à alfabetização.
Além de novos conteúdos para alfabetização, também foi previsto o aumento da quantidade de livros e jogos entregues às escolas, pois cada turma receberá um acervo, podendo criar uma biblioteca acessível a crianças e professores na própria sala de aula.

AUTORA: FLÁVIA MUNIZ
A FESTA DO JABUTI
A festa do jabuti
O jabuti fez aniversário e distribuiu convites para a bicharada.
BICHOS DA FLORESTA,
 VENHAM COMEMORAR COMIGO O MEU ANIVERSÁRIO!
LOCAL: CLAREIRA DO CARVALHO
DATA: 21-03
HORÁRIO: ÁS 19:00 HS
TRAJE: DE BICHO MESMO
ENTRE NESTA ESTA!
VAMOS NOS DIVERTIR MUITO!
Os convidados chegaram no dia e hora marcados. Estava tudo muito animado e divertido. Porém a confusão começou quando o jabuti serviu carne, frutas doces, verduras e legumes. Os bichos começaram a reclamar de tudo:
O galo queria petiscos de milho;
O jacaré pediu peixe;
O leão não gostou da bebida;
O rato pediu queijo;
O macaco perguntou pelas bananas;
O coelho queria cenoura;
O tamanduá pediu formiga;
A girafa queria folhas;
E as queixas não paravam. Protestava a coruja, o sapo, o passarinho e até o elefante.
O jabuti não estava mais aguentando aquela confusão e resolveu dar um basta!
Então o jabuti falou assim:
__ É a minha festa e a comida que tem é esta. Se vocês não estão satisfeitos, vão reclamar na casa do prefeito.
      E da próxima vez faremos um trato: os enjoados que tragam seu prato!

O texto á cima será trabalhado com os alunos do primeiro ao quarto ano e será trabalhado a partir de uma sequencia didática
No primeiro momento será realizada a leitura: O aniversário do Jabuti
No segundo momento será feito um levantamento prévio do conhecimento dos alunos, o que eles sabem sobre animais e aniversário.
No terceiro analisaremos a lista de convidados, onde serão explorados os nomes próprios, letras maiúsculas e minúsculas e diferentes tipos de listas (lista de feira, de material escolar).
No terceiro será feito a produção do convite, a partir deste podemos trabalhar: horas, datas e local (rua, bairro, cidade e país).

Referências:
portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Profa/guia_for_1
pnaicfraiburgo.blogspot.com/22 de abr de 2015
www.brasil.gov.br › Educação › 2015 › 01 

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