Pedagogia

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terça-feira, 26 de maio de 2015

Trabalho apresentado por Elaine Shirleide Araujo Costa


Questão: Recolher algumas redações de crianças e fazer uma analise do fio condutor de cada uma.

A minha pesquisa foi analisar o fio condutor de redação. Recolhi três redações de alguns alunos, que estudam em colégios particulares diferentes, e em series diferentes. Cada aluno recebeu uma nomeação, ou seja, cada um está representado por uma letra do alfabeto (A, B, C).
Duas redações foram com o mesmo tema e a outra com tema diferente. Para que o professor tenha êxito em seu trabalho, o mesmo deve conhecer a realidade de cada um de seus alunos. O tema da redação deve ser do contexto histórico do aluno, não pode ser proposto um tema que esteja fora da realidade do alunado. Por que o aluno não conseguirá expor nada de seu pensamento.
Na redação o aluno conta um pouco de sua historia, ele se envolve com os personagens até troca de lugar, onde o mesmo se coloca na historia. As redações passadas foram sobre animais. Que são temas do cotidiano dos alunos.
Todas as redações existem já uma sequencia logica, ou seja, o aluno já sabe do que ele vai falar. Por que só através do titulo o mesmo não saberia. Então cada redação foi feita através de uma ideia dada.
A primeira redação analisada foi a do aluno A, que estuda no 2º ano. O mesmo fez um texto curto. Demostrando que não consegue organizar seu pensamento logico. A redação se resume em duas linhas. Existente na redação erros ortográfico, mas para faixa etária é normal. E muitas repetições de palavras.
A segunda redação analisada foi a do aluno B, que estuda no 3º ano. O mesmo nos mostra uma boa organização do seu pensamento logico. O texto tem alguns erros ortográficos. Só tem um paragrafo. Mas observo que ele coloca pontuações corretas, como o ponto de interrogação nas perguntas. Apesar de faltar algumas pontuações.
A terceira redação foi a do aluno C, que estuda no 4º ano. O aluno tem uma ótima organização logica do pensamento. O texto tem um começo, meio e fim. A redação só tem um paragrafo. Faltam algumas pontuações e existem alguns erros ortográficos.
Em minha conclusão, não foi fácil analisar essas redações. Corrigir só erros ortográficos e pontuações é fácil, mas quando você parte para a realidade do aluno, fica mais difícil. Pois o professor entra no mundo em que o aluno vive, muitos não têm pais, ou os pais são usuário de drogas. Muitos passam necessidades. E entre outras coisas. Então o trabalho do professor fica mais difícil.  


 REDAÇÕES
  
 





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