Questão: Recolher algumas redações de crianças e fazer uma analise do fio condutor de cada uma.
A
minha pesquisa foi analisar o fio condutor de redação. Recolhi três redações de
alguns alunos, que estudam em colégios particulares diferentes, e em series
diferentes. Cada aluno recebeu uma nomeação, ou seja, cada um está representado
por uma letra do alfabeto (A, B, C).
Duas
redações foram com o mesmo tema e a outra com tema diferente. Para que o
professor tenha êxito em seu trabalho, o mesmo deve conhecer a realidade de
cada um de seus alunos. O tema da redação deve ser do contexto histórico do
aluno, não pode ser proposto um tema que esteja fora da realidade do alunado.
Por que o aluno não conseguirá expor nada de seu pensamento.
Na
redação o aluno conta um pouco de sua historia, ele se envolve com os
personagens até troca de lugar, onde o mesmo se coloca na historia. As redações
passadas foram sobre animais. Que são temas do cotidiano dos alunos.
Todas
as redações existem já uma sequencia logica, ou seja, o aluno já sabe do que
ele vai falar. Por que só através do titulo o mesmo não saberia. Então cada
redação foi feita através de uma ideia dada.
A
primeira redação analisada foi a do aluno A, que estuda no 2º ano. O mesmo fez
um texto curto. Demostrando que não consegue organizar seu pensamento logico. A
redação se resume em duas linhas. Existente na redação erros ortográfico, mas
para faixa etária é normal. E muitas repetições de palavras.
A
segunda redação analisada foi a do aluno B, que estuda no 3º ano. O mesmo nos
mostra uma boa organização do seu pensamento logico. O texto tem alguns erros
ortográficos. Só tem um paragrafo. Mas observo que ele coloca pontuações
corretas, como o ponto de interrogação nas perguntas. Apesar de faltar algumas
pontuações.
A
terceira redação foi a do aluno C, que estuda no 4º ano. O aluno tem uma ótima
organização logica do pensamento. O texto tem um começo, meio e fim. A redação
só tem um paragrafo. Faltam algumas pontuações e existem alguns erros
ortográficos.
Em
minha conclusão, não foi fácil analisar essas redações. Corrigir só erros
ortográficos e pontuações é fácil, mas quando você parte para a realidade do
aluno, fica mais difícil. Pois o professor entra no mundo em que o aluno vive,
muitos não têm pais, ou os pais são usuário de drogas. Muitos passam
necessidades. E entre outras coisas. Então o trabalho do professor fica mais
difícil.
REDAÇÕES
Nenhum comentário:
Postar um comentário