Pedagogia

Pedagogia

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Trabalho apresentado por Maria de Lourdes Aires Cavalcante

Questão : 

     Análise das atividades do livro da EJA do I Segmento, organizar e desenvolver uma aula dizendo os procedimentos de como alfabetizar na EJA, a partir dos gêneros textuais.



APRESENTAÇÃO DO LIVRO

É BOM APRENDER, VOLUME 1 EDIÇÃO RENOVADA 
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ALFABETIZAÇÃO

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Cassia Leslie Garcia de Souza
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).
Pós-graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).
Professora de Português em escolas da rede particular de ensino.

FDT 1º Edição – São Paulo – 2013
PNLD 2014, 2015 e 2016 - EJA









 GÊNEROS TEXTUAIS APRESENTADOS NO LIVRO:

·         Textos não verbais;
·         Cartaz;
·         Placas;
·         Narrativas;
·         Lista de compras;
·         Cantigas populares;
·         Poesias;
·         Lendas;
·         Receitas Culinárias;
·         Anúncios classificados
·         Ficha de solicitação de emprego;
·         Documento;
·         Propaganda;
·         Panfletos;
·         Bilhetes;
·         Carta;
·         E-mail;
·         Fábula;
·         Reportagem;
·         Charge;
·         Trava-língua;
·         Texto de opinião;
·         Relato.



SEQUÊNCIA DIDÁTICA:

Escola: Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Instituto Desembargador Severino Montenegro.

Plano de Aula

Data: 29 de abril de 2015.
Ano: EJA – I Segmento

Conteúdo: Gênero Textual: Texto Institucional receita Culinária.

JUSTIFICATIVA:

            Optei por trabalhar com o gênero textual institucional, pelo fato de que, o mesmo, oferece um leque de possibilidades para abordar o assunto, explorando um texto que faz parte do cotidiano de jovens e adultos.
            As receitas culinárias proporcionam aos estudantes aprimorar a leitura e a escrita, uma vez que trazem dois tipos de informações básicas, o que usar e como usar.

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

·         Levar os alunos a se familiarizarem com a linguagem dos textos instrutivos, propiciando o desenvolvimento da leitura e escrita dos mesmos.

Objetivos Específicos:

·         Identificar letras, sílabas, palavras e frases, distinguindo-as;
·         Ampliar o volume de escrita e o vocabulário;
·         Reconhecer nomes de marcas conhecidas.

METODOLOGIA

            Em uma roda de conversa explorar com os alunos os assuntos. Interroga-los sobre suas receitas preferidas, quais fazem com frequência, como adquiriram a receita, entre outros.
            Após a fala de cada aluno sobre sua receita preferida, será escolhida uma das receitas para que a mesma seja explorada em sala.
            Em conversa com os alunos explicarei que receita culinária e um tipo de gênero textual, perguntarei se eles conhecem a estrutura de uma receita. No momento seguinte será usado o seguinte procedimento para se trabalhar esse gênero textual.
            Perguntarei aos alunos o título da receita; então escreverei esse título na lousa, explicarei que toda receita tem os ingredientes e a maneira específica de preparar cada receita. Pedirei aos alunos que ditem os ingredientes da receita, a medida que irei escrevendo na lousa, no momento seguinte, será dito e copiado o modo de preparo dessa receita.
            Com a receita já escrita na lousa, explicarei que independente de qual seja a receita, todas apresentam a mesma estrutura, ou seja, título, ingredientes e modo de preparo.
            Solicitarei aos alunos, que copiem a receita em seus cadernos para em seguida explorarmos a mesma, dando ênfase aos seguintes pontos:

·         Ler em voz alta;
·         Pedir para que leiam, observando cada ingrediente utilizado;
·         Focar os ingredientes utilizados, trabalhar com o nome das marcas dos produtos;
·         Focar os ingredientes utilizados, trabalhar com o nome das marcas dos produtos;
·         Focar o modo de fazer e tempo de preparo;
·         Colocar o nome da dona da receita;
·         Pedir para que os alunos copiem a mesma;
·         Trabalhar com os alunos as letras, sílabas, palavras e frases;
·         Trabalhar a origem de cada ingrediente. Origem animal, vegetal, mineral;
·         Pedir aos alunos que tragam na aula seguinte os ingredientes para que seja elaborada a receita;
·         A dona da receita para a mesma na sala de aula

A cada semana uma receita será trabalhada em sala de aula, no final do período, será montado um livro de receita.

RECURSOS DIDÁTICOS:

·         Recurso humano;
·         Caderno, lápis;
·         Lousa, pincel;
·         Ingredientes para a receita.

AVALIAÇÃO:

            A avaliação acontecerá mediante observação da participação e envolvimento dos alunos na realização das atividades.

CONSIDERAÇÕES

            Ao avaliar o livro da EJA I segmento é um bom livro para alfabetizar jovens e adultos, uma vez que o mesmo apresenta textos e atividades que valorizam a faixa etária dos mesmos.
            As atividades são claras e objetivas, dentro de um contexto, que leva o aluno a pensar e a refletir, despertando assim, o interesse pelo aprender mais.

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