Pedagogia

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quinta-feira, 21 de maio de 2015

Trabalho apresentado por Valdênia de Lima Barros


As diversas questões que envolvem a puberdade e orientação sexual
Turma: 5° ano

“A curiosidade Premiada”
 

Justificativa:

Toda criança possuem dentro de si uma curiosidade louca para explorar o mundo a sua volta "A Curiosidade Premiada” narra a história de uma menina muito curiosa chamada Glorinha, ela quer saber sobre tudo, e com isso tira a paciência de todos que estão a sua volta inclusive a dos seus pais que a principio não sabia o que fazer com tantas perguntas sem fim.
Com base nessa história trabalharemos a Puberdade e a Orientação Sexual com alunos do 5° ano onde podemos gerar um momento de interação com a turma sobre o tema curiosidade, levando-os a perceber que a curiosidade surge sobre tudo aquilo que ainda não descobrimos.
A principio criaremos um livro de curiosidades da turma: um trabalho em grande grupo, onde os alunos elaborarão perguntas às quais eles não sabem as respostas, mas gostariam de saber.
Construiremos uma caixa dos Curiosos: uma caixa colocada em um local de fácil acesso das crianças, onde as mesma podem escrever suas dúvidas e depositar ali, onde mais tarde o professor terá acesso. O importante dessa proposta é o incentivo as perguntas, tornar o aluno mais participativo, e com base nisso, o professor poderá incrementar suas aulas e abordar temas que sejam de interesse dos seus alunos, sendo assim, incentivar a curiosidade para que eles possam ser incentivados a pesquisar sobre suas dúvidas.
Falaremos da Orientação Sexual como um Tema Transversal do Ensino Fundamental. Tendo por base os Parâmetros Curriculares Nacionais, pode-se notar a razão dessa temática ser viável e importante na sala de aula. Tanto no que diz respeito à gravidez precoce, às Doenças Sexualmente Transmissíveis, e outros problemas relacionados à sexualidade, é possível ver que a temática deve e precisa ser trabalhada a fim de prevenir e sanar tais problemas. É visto também o que os alunos querem, podem e devem saber sobre o tema, visto que a informação deve ser passada na medida certa, sem deixar muito vago para a criança e não suprir sua necessidade de conhecimento e também sem ultrapassar demais informações, dando mais do que eles próprios querem aprender.

Objetivos: 
 - Envolver professores e pais no trabalho de orientação sexual dos estudantes.
- Desenvolver nos alunos o respeito pelo corpo (o próprio e o do outro).
- Dar informações sobre gravidez, métodos anticoncepcionais e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
- Conscientizar sobre a importância de uma vida sexual responsável.

Conteúdos
- Sistema reprodutor
- Puberdade
- Métodos contraceptivos
- Doenças sexualmente transmissíveis

Procedimentos metodológicos:
- Leitura de textos diversos
- Brincadeiras
- Músicas
- Textos de auto estima
- Filmes

Avaliação:
A avaliação será a partir do empenho de cada criança em desenvolver as atividades proposta.

Referência bibliográfica:
LOPES, Fernanda de Almeida/ LINARES, Alcy. A curiosidade Premiada.6.ed. São Paulo: Ática, 1981.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : pluralidade cultural, orientação sexual / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.

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