As diversas questões que envolvem a
puberdade e orientação sexual
Turma: 5° ano
“A
curiosidade Premiada”
Justificativa:
Toda
criança possuem dentro de si uma curiosidade louca para explorar o mundo a sua
volta "A Curiosidade Premiada” narra a história de uma menina muito
curiosa chamada Glorinha, ela quer saber sobre tudo, e com isso tira a
paciência de todos que estão a sua volta inclusive a dos seus pais que a
principio não sabia o que fazer com tantas perguntas sem fim.
Com
base nessa história trabalharemos a Puberdade e a Orientação Sexual com alunos
do 5° ano onde podemos gerar um momento de interação com a turma sobre o tema
curiosidade, levando-os a perceber que a curiosidade surge sobre tudo aquilo
que ainda não descobrimos.
A
principio criaremos um livro de curiosidades da turma: um trabalho em grande
grupo, onde os alunos elaborarão perguntas às quais eles não sabem as
respostas, mas gostariam de saber.
Construiremos
uma caixa dos Curiosos: uma caixa colocada em um local de fácil acesso das crianças,
onde as mesma podem escrever suas dúvidas e depositar ali, onde mais tarde o
professor terá acesso. O importante dessa proposta é o incentivo as perguntas,
tornar o aluno mais participativo, e com base nisso, o professor poderá
incrementar suas aulas e abordar temas que sejam de interesse dos seus alunos,
sendo assim, incentivar a curiosidade para que eles possam ser incentivados a
pesquisar sobre suas dúvidas.
Falaremos
da Orientação Sexual como um Tema Transversal do Ensino Fundamental. Tendo por
base os Parâmetros Curriculares Nacionais, pode-se notar a razão dessa temática
ser viável e importante na sala de aula. Tanto no que diz respeito à gravidez
precoce, às Doenças Sexualmente Transmissíveis, e outros problemas relacionados
à sexualidade, é possível ver que a temática deve e precisa ser trabalhada a
fim de prevenir e sanar tais problemas. É visto também o que os alunos querem,
podem e devem saber sobre o tema, visto que a informação deve ser passada na
medida certa, sem deixar muito vago para a criança e não suprir sua necessidade
de conhecimento e também sem ultrapassar demais informações, dando mais do que eles
próprios querem aprender.
Objetivos:
- Envolver
professores e pais no trabalho de orientação sexual dos estudantes.
- Desenvolver nos alunos o respeito pelo corpo (o próprio e o do outro).
- Dar informações sobre gravidez, métodos anticoncepcionais e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
- Conscientizar sobre a importância de uma vida sexual responsável.
- Desenvolver nos alunos o respeito pelo corpo (o próprio e o do outro).
- Dar informações sobre gravidez, métodos anticoncepcionais e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
- Conscientizar sobre a importância de uma vida sexual responsável.
Conteúdos
- Sistema reprodutor
- Puberdade
- Métodos contraceptivos
- Doenças sexualmente transmissíveis
- Sistema reprodutor
- Puberdade
- Métodos contraceptivos
- Doenças sexualmente transmissíveis
Procedimentos metodológicos:
- Leitura de textos
diversos
- Brincadeiras
- Músicas
- Textos de auto
estima
- Filmes
Avaliação:
A
avaliação será a partir do empenho de cada criança em desenvolver as atividades
proposta.
Referência bibliográfica:
LOPES,
Fernanda de Almeida/ LINARES, Alcy. A curiosidade Premiada.6.ed. São Paulo:
Ática, 1981.
Brasil.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais :
pluralidade cultural, orientação sexual / Secretaria de Educação Fundamental. –
Brasília : MEC/SEF, 1997.
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