Pedagogia

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terça-feira, 19 de maio de 2015

Trabalho apresentado por  Jaelson Ventura Cavalcante 

Questão : ATIVIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE INTERFEREM NO CONTEÚDO E NA ESCRITA

Uma atividade pode ser significativa quando um novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento do aluno adquirindo significado interessante para ele partindo da relação com o seu conhecimento prévio. Quando a aprendizagem acontece de forma prazerosa o aluno internaliza o conhecimento, ou seja, ele aprende realmente o conteúdo, mas se a metodologia utilizada for mecânica, esta não permite que o aluno tenha possibilidades de interagir cognitivamente mediante seus conhecimentos. É necessário que o professor trabalhe em sala de aula com atividades pedagógicas que estimulem a criatividade, imaginação e a criação do aluno.
Os conteúdos curriculares propostos não devem ser repetitivos e mecânicos, pois não levam a criança a fazer relação com seu cotidiano, não tendo significado para o aluno, e assim não estimula a atenção em sala de aula.
Cabe ao educador, por meio da intervenção pedagógica promover a realização da aprendizagem com o maior grau de significado possível, uma vez que esta nunca é absoluta - sempre é possível estabelecer relação entre o que se aprende e a realidade, conhecer as possibilidades de observação, reflexão e informação [...] (Parâmetros Curriculares Nacionais – Introdução, p. 53).
Cabe a nós professores repensar nossa prática pedagógica diariamente, refletindo sobre o ensino e aprendizagem dos nossos alunos, nos propondo a fazermos a diferença mediante tantas mudanças e transformações. É necessário estarmos sempre atualizados educacionalmente e abertos para novas estratégias e metodologias de ensino que possibilitem uma aprendizagem significativa para nossos alunos.
Vejamos a seguir algumas atividades de ensino-aprendizagem que interferem no conteúdo e na escrita:
1º.  ATIVIDADE PARA COMPLETAR PALAVRAS
Nesta atividade para completar as palavras com P ou B acreditamos que ela desenvolve a aprendizagem da criança em relação ao conteúdo e a forma de escrita, principalmente se as palavras utilizadas para serem completadas forem contextualizadas. Ou seja, partindo de um texto já trabalhado em sala de aula, utilizando palavras do conhecimento e cotidiano das crianças, etc.
2°. ATIVIDADE DE CAÇA-PALAVRAS
Esta atividade desenvolve o raciocínio da criança e a tentativa da leitura de outras palavras, como também a identificação, a decodificação e a compreensão de palavras favorecendo assim a aprendizagem da leitura e da escrita.
3°. ATIVIDADE: AUTO DITADO
            Nesta atividade estimulamos a criança a escrever mesmo sem saber escrever convencionalmente, tendo a oportunidade de pensar sobre como se escreve as palavras que já foram trabalhadas em sala de aula, desenvolvendo assim a leitura e escrita, relembrando e associando as palavras aos conteúdos e textos trabalhados.
4.° ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL

            Esta atividade também desenvolve e favorece uma escrita e leitura significativa para o ensino e aprendizagem da criança, pois aguça a criatividade para a criança produzir ou reproduzir de forma escrita ou oralmente um texto através de gravuras, cenas, imagens, etc. 

ANEXO

ATIVIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE INTERFEREM NO CONTEÚDO E NA ESCRITA







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