Questão : ATIVIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE INTERFEREM NO CONTEÚDO E NA ESCRITA
Uma
atividade pode ser significativa quando um novo conteúdo é incorporado às
estruturas de conhecimento do aluno adquirindo significado interessante para
ele partindo da relação com o seu conhecimento prévio. Quando a aprendizagem
acontece de forma prazerosa o aluno internaliza o conhecimento, ou seja, ele
aprende realmente o conteúdo, mas se a metodologia utilizada for mecânica, esta
não permite que o aluno tenha possibilidades de interagir cognitivamente
mediante seus conhecimentos. É necessário que o professor trabalhe em sala de
aula com atividades pedagógicas que estimulem a criatividade, imaginação e a
criação do aluno.
Os
conteúdos curriculares propostos não devem ser repetitivos e mecânicos, pois
não levam a criança a fazer relação com seu cotidiano, não tendo significado
para o aluno, e assim não estimula a atenção em sala de aula.
Cabe ao educador,
por meio da intervenção pedagógica promover a realização da aprendizagem com o
maior grau de significado possível, uma vez que esta nunca é absoluta - sempre
é possível estabelecer relação entre o que se aprende e a realidade, conhecer
as possibilidades de observação, reflexão e informação [...] (Parâmetros
Curriculares Nacionais – Introdução, p. 53).
Cabe
a nós professores repensar nossa prática pedagógica diariamente, refletindo
sobre o ensino e aprendizagem dos nossos alunos, nos propondo a fazermos a
diferença mediante tantas mudanças e transformações. É necessário estarmos
sempre atualizados educacionalmente e abertos para novas estratégias e
metodologias de ensino que possibilitem uma aprendizagem significativa para
nossos alunos.
Vejamos
a seguir algumas atividades de ensino-aprendizagem que interferem no conteúdo e
na escrita:
1º. ATIVIDADE PARA COMPLETAR PALAVRAS
Nesta
atividade para completar as palavras com P ou B acreditamos que ela desenvolve
a aprendizagem da criança em relação ao conteúdo e a forma de escrita,
principalmente se as palavras utilizadas para serem completadas forem
contextualizadas. Ou seja, partindo de um texto já trabalhado em sala de aula,
utilizando palavras do conhecimento e cotidiano das crianças, etc.
2°. ATIVIDADE DE
CAÇA-PALAVRAS
Esta
atividade desenvolve o raciocínio da criança e a tentativa da leitura de outras
palavras, como também a identificação, a decodificação e a compreensão de
palavras favorecendo assim a aprendizagem da leitura e da escrita.
3°. ATIVIDADE: AUTO
DITADO
Nesta atividade estimulamos a criança a escrever mesmo
sem saber escrever convencionalmente, tendo a oportunidade de pensar sobre como
se escreve as palavras que já foram trabalhadas em sala de aula, desenvolvendo
assim a leitura e escrita, relembrando e associando as palavras aos conteúdos e
textos trabalhados.
4.° ATIVIDADE DE
PRODUÇÃO TEXTUAL
Esta atividade também desenvolve e favorece uma escrita e
leitura significativa para o ensino e aprendizagem da criança, pois aguça a
criatividade para a criança produzir ou reproduzir de forma escrita ou
oralmente um texto através de gravuras, cenas, imagens, etc.
ANEXO
ATIVIDADES
DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE INTERFEREM NO CONTEÚDO E NA ESCRITA
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