Pedagogia

Pedagogia

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Trabalho apresentado por Jucélia Laurentino Bezerra


METODOLOGIA
            Para a transcrição do texto oral obtido, durante a disciplina Conteúdo e metodologia do ensino da língua portuguesa, conforme conversa informal com o sujeito dessa pesquisa adotamos, para a Aluna da Educação de Jovens e Adultos a denominação de (AEja) e para a Pesquisadora (Pe), durante pesquisa de campo realizada na escola municipal Júlia Vitório em Remígio-PB

Orientação:  Fazer uma entrevista com um estudante da EJA
Entrevista

            01        Pe        /.../ é aluna... da Escola Municipal Julia Vitório em Remígio... e estuda
02                    o 4º... a 4ª série...
03        AEja   a 4ª série
04        Pe        qual é a sua opinião sobre  a Educação de Jovens e adultos?
05        AEja   rapai... pra mim... é uma coisa muito importante... visse... porque eu
06                    aprendi... muita coisa... que eu não sabia ((pausa)) e quero aprende mais
07                    né?
08        Pe        certo... a escola é apropriada... para as pessoas adultas... como você?
09                    você acha... que o ensino de lá da EJA... é apropriado? a escola em si o
10                    prédio é apropriado?
11        AEja   não é não... eu achava qui...quii... iaa ê... ê... era pra ser um local assim
12                    mais (fazendo uma pausa, mas sem fala) mais organizado... porque a
13                    agente estuda... tem a... a... da aula do... do EJA... né?
14        Pe        sim...
15        AEja   e tem outro... jove... que estuda nouta sala... mais novos ai eu acho que
16                    assim o canto seria mais reservado assim só pus pus de idade assim qui
17                    nem eu e qui nem mais velho gente que tem mais velho du qui eu
18                    ((muita conversa paralela))...
           
19        Pe        E o que você estuda tem relação com o seu dia a dia?... Assim as coisas   
20                    que você aprende  você pratica aqui no seu  dia a dia ? No caso...  assim           21                    você é comerciante e trabalha no seu comércio?
22        AEja   Tem bastante... ((pausa)) ensina bastante essas coisas assim também é ...
23                   muito bom... agente aprende muitas coisas assim niguciar mais ainda... 
24                       ((pausa)) é.
25        Pe        Porque  quando você vai para a escola você já sabe de muita conta né? 

26                    Matemática ... 
27        AEja     Sei... 
28        Pe        sabe já... você já vai com muita coisa  daqui... já vai lá  sabendo de
29                    muita coisa... 
30        AEja     É       
31        Pe        ai lá lhe ajudou ou não?
32        AEja   Ajudou bastante ... bastante
33        Pe        É... você sente dificuldades para responder as atividades?
34        AEja   Tem agumas atividades qui eu sintu
35        Pe        É... quais as disciplinas que você mais sente dificuldade?
36        AEja   É... é português
37        Pe        Por que você acha português é... é uma disciplina tão que lhe transmite

 38              dificuldades?}
39        AEja   Por que ...  sei lá tem ... tem cada assim ...  perguntas qui ...  agente eu

 40               mesmo não sei responder       
41        Pe        Mas perguntas dos textos?
42        AEja   Sim
43        Pe        Em sua opinião na sala de aula vocês têm espaço para opinar?... Assim
44                    discordar da professora e dos conteúdos que ela transmite?
45        AEja   Sim... Tem
46        Pe        Vocês participam muito da aula?
47        AEja   Bastante
48        PeA... o que você  acha que poderia melhorar na Educação de Jovens e adultos? 
49                    O que poderia ser melhor para todos?(fazendo
uma pausa, mas sem fala)
50        AEja   Essa pergunta agora mim pegou visse? (pausa)
51        Pe        O que você acha que ... que melhoraria assim ... o aprendizado de você? 
52        AEja   Eu acho quiii (pausa) a minha professora não ca minha professora é
53                    uma excelente professora ela ela explicava muito bem agente sabe?
54        Pe        Sim
55        AEja agora só qui  tinha outros alunos que não prestava atenção
56        Pe        No caso seria a ... os outros colegas da turma?
57        AEja    É prestar mai atenção o que ela estava explicando porque ela explica 
58                    muito bem (pausa mas, sem fala)      
59        Pe        Ai você acha que tem alguma coisa  na sua sala de aula ou na  escola
60                    que poderia mudar?   
61        AEja   Não ... eu só qui qui poderia mudar qui quando esse esse tempo ta            
62                    muito  quente ... eles colocar mais ventilador porque fica muito quente
63                    lá dento ... porque é forrado né? Ai não tem um
64                    ventilador é muita gente chega até passar mal ...  lá dento
65        Pe        Vocês que  trabalha o dia inteiro quando chega na escola se sente
66                    satisfeito em está na escola?  
67        AEja   Eu mim sinto ... bastante ... eu esqueço até de casa
68        Pe        Pois é muito bom  então assim?
69        AEja    É ... é muito bom ... eu me divirto  muito ...  e aprendo muito mais
70                    ainda né?        
71                    Que pena que não começou ainda     
72        Pe        Pois é  
73        AEja   Esse ano não começou ainda  não     
74        Pe        Então muito obrigada Edlene 
75        AEja   De nada          

Nenhum comentário:

Postar um comentário