Pedagogia

Pedagogia

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Trabalho apresentado por Erlane Garcia Ferraz


Questão : Preparar uma aula para ser trabalhada em um dos anos inicias do ensino regular. Conversar com a professora...

PLANO DE AULA:

Turma: 5º ano do ensino fundamental
Duração: 4 Aulas
Tema: Onomatopeias e a construção de sentidos

OBJETIVO GERAL

Proporcionar um melhor entendimento no que está relacionado à interjeição e onomatopeia através de HQ. 

OBJETIVOS  ESPECÍFICOS 


  • Conceituar e reconhecer interjeição e onomatopeia;
  • Identificar interjeição e onomatopeia em história em quadrinhos;
  •  Diferenciar onomatopeia de interjeição;
  •  Desenvolver a oralidade.

C       CONTEÚDO
        
         Interjeição e onomatopeia

         RECURSOS

        HQ , papel , lápis , data show.
 Site para a criação de histórias em quadrinhos:
    http://www.monica.com.br/index.htm

  METODOLOGIA

   -  Iniciar a aula explicando a diferença de interjeição e onomatopeia através de imagens histórias em quadrinhos expostas em data show ;

         - Organizar a sala em duplas, e distribuir tiras de história em quadrinhos. Sendo que as mesmas estarão com os balões em branco para que os alunos preencham com interjeições e onomatopeias;

    - As duplas deverão apresentar as histórias criadas por eles de forma oral, utilizando os sons que representem as interjeições e onomatopeias.

     - Depois que os alunos escreveram as palavras nas imagens, o professor deverá mostrar as imagens originais para que os alunos vejam que palavras foram utilizadas. É importante destacar que os alunos poderão usar as palavras que desejarem para representar o som.

- Se a escola disponibilizar do recurso: O professor deverá levar aos alunos ao laboratório de informática. Lá, eles acessarão o Portal da Turma da Mônica e deverão clicar em "Quadrinhos". Em duplas eles deverão escolher as tirinhas que gostariam de ler e identificar as interjeições e onomatopeias presentes nelas. Além disso, eles deverão escrever que som a onomatopeia representa e que sentimento a interjeição exprime nas tirinhas lidas. Ao final da atividade, o professor deverá recolher o que foi feito pelos alunos para verificar o entendimento deles.


AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação durante a realização das atividades e compreensão o conteúdo que foi desenvolvido nas atividades.




HQ´S A SEREM UTILIZADAS







Nenhum comentário:

Postar um comentário